sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PLANO DE AULA

4º ANO – Ensino Fundamental.
Conteúdo: COLETANDO E RECICLANDO
Objetivos:
* Ver a natureza com suas belezas e fragilidades;
* Vivenciar os lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação ambiental;
* Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados dentro e fora de casa.
Metodologia:
* Discutir previamente alguns conceitos como: preservação do ambiente, reaproveitamento e reciclagem de materiais.
* Aproveitamento e reaproveitamento do lixo produzido em casa.
Desenvolvimento
1ª Atividade
•    Sensibilizar as crianças sobre o assunto “Lixo”, convidar os alunos para uma atividade de observação do pátio (uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da limpeza).
•    Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto de lixo?
•    O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
•    Podemos aproveitar o lixo?
•    Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora?
Iremos elaborar um diário onde serão registradas todas as observações, descobertas e curiosidade sobre o estudo do lixo.
Cada aluno irá confeccionar o seu próprio diário com um titulo elaborado por eles, depois de pronto cada criança registrará no diário o que aprendeu no estudo sobre o lixo.
Materiais para a confecção do diário:
1-    Caderno de desenho
2-    Papel para encapar
3-    Cola e tesoura sem ponta
4-    Cola colorida ou tinta para enfeitar
2ª Atividade:
Falar sobre as cores utilizadas na coleta seletiva e que as quatro principais cores usadas. Apresentar figuras aos alunos confirmando as cores e os símbolos usados na reciclagem. Após a conversa sobre a coleta do lixo iremos confeccionar latas coloridas para a separação dos lixos nas dependências da escola.
Materiais para a confecção das latas:
1-    Quatro caixas de papelão.
2-    Papel cartão nas cores: verde, amarelo, vermelho e azul.
3-    Cola e tesoura sem ponta.
4-    Símbolos da reciclagem
3ª Atividade:
No laboratório de informática os alunos irão acessar um jogo educativo sobre coleta seletiva que de forma lúdica irão desenvolver uma consciência ecológica.
4ª Atividade:
Todas as atividades realizadas em sala de aula e em campo serão registradas pelas crianças no diário deles. Faremos uma roda de conversa sobre tudo que eles aprenderam. Será proposto para eles que tudo que aprendemos juntos sobre o meio ambiente mais saudável, devemos também ensinar a todos os alunos da escola, iremos ser multiplicadores ecológicos na escola e na família.
Faremos grupos com cinco crianças, cada grupo irá a uma sala de aula ensinar as outras crianças sobre a importância da coleta seletiva no meio ambiente, eles apresentarão as caixas onde os lixos deveriam ser depositados, ensinando a cor correspondente com o material.
Avaliação:
. Observar através da interpretação oral se os alunos compreenderam a coleta seletiva.
. Analisar se conseguiram fazer relação entre os símbolos da reciclagem com seus respectivos materiais.
. Observar após as atividades se os alunos continuam separando o lixo produzido na escola.

http://www.slideshare.net/alcicleide/plano-de-aula-de-geografia-para-turma-de-4-e-5-ano-ensino-fundamental-tema-coletando-reciclando#btnNext

Nenhum comentário:

Postar um comentário